Página inicial  Mapa do site Contactos 
  Agenda   Revista de imprensa   Números-chave   FAQs
Pesquisa
 عربية    Español    Français    English    Deutsch    Русский    Português   Italiano  
sábado, 28 de Março de 2020

 
Água Minimizar

Desde a recuperação da região do Sara pelo Reino do Marrocos em 1975, vários projectos de alimentação de água potável e de saneamento foram realizados. O montante global destes projectos atinge 1.724 milhões de dirhams do qual 1.624 milhões de dirhams para o reforço do acesso à água e 100 milhões de dirhams para os trabalhos de saneamento.

photo1_eau.jpg

Estes projectos permitiram melhorar o serviço de abastecimento de água potável e as condições sanitárias das populações sarauís (ver os gráficos seguintes).

Um plano de acção e reforço 2007-2009 está previsto igualmente com um montante de 1035 milhões de dirhams, 778 milhões dirhams do qual para o acesso à água potável e 257 milhões de dirhams para os trabalhos de saneamento.

photo2_eau.jpg

Uma síntese destas realizações e do plano de acção previsto, repartidos por actividade (água potável e saneamento) é apresentada abaixo :

Evolução do caudal m3/día :
Graph2_eau.bmp

Investimentos acumulados em MDH :
Graph1_eau.bmp

Evolução do número de assinantes :
Graph3_eau.bmp


Agua potável :

Mapa de ilustração do serviço de água potável

ONEP_desserte.jpg

Evolução do sector
Depois do regresso das províncias sarianas à mãe pátria em 1975, o problema da água potável manifesta-se em dois planos :
  • Insuficiência de recursos hídricos para satisfazer as necessidades Imediatas
  • Insuficiência das infra-estruturas hídricas(aduções, reservatórios, redes de distribuição).
Um vasto programa de prospecções foi construído para procurar novos recursos de água susceptíveis de satisfazer as necessidades das populações em água potável.

Os serviços competentes tomaram disposições diferentes que visam responder com urgência às necessidades imediatas em água potável.

Um plano de intervenção foi elaborado (em 3 fases) para melhorar o serviço de água às populações da região do Sara.

1a fase : Intervenção de emergência permitindo satisfazer as necessidades mínimas e prioritárias das populações reabilitando as instalações e equipando os recursos (água salobra, água doce).

2.a fase : Plano de acção a médio prazo que tem em conta a escassez de recursos hídricos (água doce) e que prevê um duplo serviço para o abastecimento de água nas cidades (distribuição da água salobra por rede e ligações individuais, e a água doce por camiões cisternas).

3.a fase : Programa visando generalizar o serviço de água suave por rede de distribuição e ligações individuais.

Os esforços realizados permitiram a 95% da da população da região do Sara o acesso à água potável.

photo3_eau.jpg

Investimentos realizados
Os investimentos realizados em matéria de água potável nestas províncias ascendem a 1624 Milhões de DH no período situado entre 1975 e 2006. Estes investimentos permitiram :
  • Dotar as cidades de Laayoune e Boujdour de unidades de dessanilização da água do mar com respectivas capacidades de produção de 7000 m3/día e 1100 m3/día. Em 2005, o projecto de extensão destas estações de dessanilização foram postos em funcionamento para aumentar a produção a 13000 m3/día em Laâyoune e 2600 m3/día em Boujdour.
  • Realizar em 1994 o projecto de alimentação em água potável da população de Smara com uma capacidade de produção de 3460 m3/día.
  • Instalar a estação de dessanilização de água salobra de Tarfaya com uma capacidade de 800 m3/día e a estação de tratamento da cidade de Dakhla com uma capacidade de 9500 m3/día postos em serviço respectivamente em 2001 e 2004.
  • Realizar e pôr em funcionamento em 2005 os projectos de alimentação em água potável dos centros Foum El Oued e Foum Marsa na província de Laâyoune.
  • Alimentar em água potável dos centros Sidi Ahmed Laâroussi e Amgala na província de Smara.
  • Estender a rede de distribuição aos bairros periféricos de Smara e de Boujdour.
  • Pôr em funcionamento, em 2006, o projecto de reforço das obras de distribuição da cidade de Laayoune.
Fotografias de algumas obras no domínio da água :

photo_liste1_eau.jpg
Estação de dessanilização de Laâyoune

photo_liste2_eau.jpg
Estação de dessanilização de Laâyoune

photo_liste3_eau.jpg
Estação de dessanilização de Laâyoune

photo_liste4_eau.jpg
Tanque de agua sobrelevado de 500m3 e semi - enterrado de 3 250m3 em El Wahda em Laâyoune

photo_liste5_eau.jpg
Tanques de agua sobrelevados de 500 e 1200m3 em Laâyoune

photo_liste6_eau.jpg
Tanque de agua sobrelevado de 800 m3 na cidade de El Marsa

photo_liste7_eau.jpg
Tanque de agua sobrelevado de 500 m3 em Foum El Oued

photo_liste8_eau.jpg
Instalação em Smara

photo_liste9_eau.jpg
Tanque de agua semi - enterrado de 1000 m3 em Smara

photo_liste10_eau.jpg
Tanque de agua sobrelevado de 500 m3 em Smara

photo_liste11_eau.jpg
Tanque de agua sobrelevado de 200 m3 em Sidi Ahmed Laâroussi em Smara

photo_liste12_eau.jpg
Tanque de agua sobrelevado de 200 m3 em Amgala em Smara

O quadro abaixo apresenta um sumário global dos investimentos realizados por província no período 1975-2006 :

Província

Laayoune

Boujdour

Oued Eddahab

Smara

Total

Montante milhões DH

1050

225

99

249

1624


O serviço da água foi melhorado como mostram-no os indicadores seguintes :

Ano

1975

2006

Caudal equipado

42

430

Número de estações de tratamento

1

5

Capacidade de armazenamento (m3)

240

30 870

Comprimento (Km)

25

900

Número de assinantes

1 597

55 500


A taxa de ligação na região do Sara é de aproximadamente 75%.

Plano de acção :
A fim de satisfazer as necessidades de água potável a médio e longo prazo das cidades por um lado, e para assegurar a alimentação com água potável dos pequenos centros da região do Sara, os serviços encarregados da água desenvolvem  um programa de investimento de aproximadamente 778 milhões de dirhams para o período 2007-2009, compreende os trabalhos principais seguintes:

- Reforço da infra-estrutura de produção de água potável de Smara e extensão da estação de tratamento de agua para aumentar a produção de 3460 m3 a 6960 m3/día(185 milhões de dirhams).

- Generalizar a alimentação com água potável dos pequenos centros caracterizados pela insuficiência ou falta de recursos de água potável, alimentados actualmente com água (salobro ou doce) a partir dos recursos locais de caudal muito fraco ou a partir dos centros de distribuição de água mais próximos mediante o transporte por camiões cisternas (260 milhões de dirhams).

- Instalação de uma nova estação de dessanilização em Laâyoune (13.000 m3/día 200 milhões de dirhams).

- Reabilitação das antigas estações de dessanilização dos centros de Laâyoune e de Boujdour (50 milhões de dirhams).

- Reforço das infra-estruturas de distribuição da cidade de Dakhla (40 milhões de dirhams).

- Extensão das redes de distribuição aos bairros periféricos das cidades de Laâyoune, Boujdour, Dakhla e Smara (5 milhões de dirhams)...



Saneamento líquido

No âmbito da extensão das suas actividades para a protecção dos recursos hídricos, e a melhoria das condições sanitárias das populações, os serviços encarregados da água potável elaboraram um programa de acção e intervenção começando pela instalação da rede de saneamento líquido.

Plano de acção :
O sector do saneamento líquido acusa um atraso considerável na maioria dos centros da região do Sara. Frente a esta situação e no âmbito da assistência técnica oferecida às comunas e a fim de proteger os recursos hídricos e a sua qualidade, um programa de investimento foi elaborado com um montante de aproximadamente 357 milhões de dirhams (do qual 100 milhões dirhams já têm sido realizados e 257 milhões de dirhams são programados para o período 2007-2009). Este programa compreende principalmente:

- A nível da província de Laayoune :
  • Construções das obras hidráulicas julgadas indispensáveis para a melhoria da higiene da população (reabilitação e extensão da rede de saneamento líquido da cidade de Laayoune). O montante destes trabalhos, em fase de construção, ascende à 90 milhões de dirhams.
  • Construção da rede de saneamento e uma Estação de Tratamento a nível dos centros de Tarfaya e de El Marsa. O montante destes trabalhos, em fase de execução, é de 75 milhões de dirhams.
  • Construção da rede de saneamento da aldeia de pescadores Tarouma cujo montante ascende a 17,7 milhões de dirhams.
- A nível da província de Boujdour :
Construção da rede de saneamento e Estação de Tratamento a nível da cidade de Boujdour. O montante destes trabalhos, em fase de execução, é de 56 milhões de dirhams.

- A nível da província de Dakhla :
Construção da rede de saneamento e uma Estação de Tratamento a nível da cidade de Dakhla. O montante destes trabalhos, em fase de execução, é de 95 milhões dirhams.

- A nível da província de Smara :
Construção de uma Estação de Tratamento a nível da cidade de Smara cujo montante atinge 23 milhões dirhams.

Anexo 1 : investimentos de alimentação com água potável realizados durante o período 1975-2006 na região do Sara (clique nos ones das cidades de Laâyoune,  Boujdour, Smara e Oued Eddahab).

Anexo 2 : adiantamento dos projectos de alimentação com água potável em curso ou programados durante o período 2007-2009 na região do Sara (Laayoune, Boujdour, Smara, Oued-Eddahab e Aousserd).

Anexo 3 : adiantamento dos projectos de saneamento liquido em curso ou programados durante o período 2007-2009 na região o Sahara (Laâyoune, Boujdour, Smara e Oued-Eddahab).


Mapa da hidrografia :

HYDRO MAROC.jpg



    
© CORCAS 2020 - Todos os direitos reservados