Página inicial  Mapa do site Contactos 
  Agenda   Revista de imprensa   Números-chave   FAQs
Pesquisa
 عربية    Español    Français    English    Deutsch    Русский    Português   Italiano  
domingo, 12 de Maio de 2024

 
APRESENTAÇÃO
INFRA-ESTRUTURA
ECONOMIA
SERVIÇOS
Laayoune: Forte mobilização em prol do suporte social directo e financeiro
10-01-2024


Desde a abertura  do processo do Cadastro Nacional da População e Social Unificado, para o benefício social direto, os centros de prestação de serviços ao nível das comunas e administrações da cidade de Laayoune conheceram uma importante mobilização por parte dos cidadãos para a beneficiar desta ajuda financeira.


Assim, nota-se uma afluência de cidadãos aos serviços administrativos para inscrever-se no Cadastro Nacional da População e Social Unificado, e beneficiar dos apoios financeiros sociais diretos, e da melhoria da situação social e económica destas categorias sociais.

Neste contexto, as autoridades locais, por sua vez, mobilizaram todos seus meios, equipamentos logísticos e recursos humanos, para receber os cidadãos e responder as dúvidas, visando o Cadastro Nacional da População e Social Unificado, e em implementação as directivas régias do combater a pobreza a longo prazo e da melhoria do poder de compra das famílias pobres e frágeis.

Paralelamente à implementação do programa de apoio social direto e início do desembolso da primeira parte do suporte financeiro, iniciado no final do  mês passado de dezembro de 2023, tal processo continua sendo aberto às famílias que cumpram a condição estabelecida de apoio social. Isso é depois de concluir os procedimentos administrativos competentes e os indicadores da situação social para beneficiar de tal suporte financeiro.

O Presidente do Serviço de Protecção Social do estado de Laayoune-Sakia El Hamra, Mahjoub Lachkar, considerou num comunicado junto à Imprensa Árabe do Magrebe que todos os actores envolvidos neste programa social visam a respeitar e a garantir a implementação e respeito às orientações das melhores condições.

Neste contexto, o Sr. Lashkar destacou ainda que o comité regional preocupa-se sobre o registo dos cidadãos a manter o Registo Nacional da População, Social Unificado em termos do “Amo Solidariedade”, tornando todas as medidas possíveis em prol do acompanhamento técnico e administrativo junto aos centros de atendimento ao cidadão, além da promoção e facilitação dos diversos procedimentos ligados a este registo.

Informando que na província de Laayoune cerca de 155 mil pessoas foram registadas no Registo Nacional da População e mais de 97 mil pessoas no Registo Social Unificado.

Por sua vez, o supervisor das operações de registo Nacional da População e Social Unificado pertence ao Sétimo Anexo Administrativo de Laayoune, Hussein Tantani, sublinhou que os cidadãos dirigem-se em grande número para se registar nos dois sistemas, sobretudo após o primeiro desembolsando financeiro.

Esclarecendo que os cidadãos beneficiários receberam um SMS no telefone sobre o apoio financeiro social, após completar os procedimentos administrativos.

Salientando ainda que as autoridades disponibilizaram todos os meios logísticos e humanos necessários em prol do sucesso desta operação e dos cidadãos, para beneficiar do apoio social financeiro directo, desde que o cidadão cumpra com as obrigações estabelecidas.

Por seu lado, os beneficiários do suporte financeiro directo revelaram a satisfação e elevado patrocínio por parte da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, visando a permitir-lhes viver em dignidade e satisfazer suas necessidades, com apoio dos esforços das autoridades locais, dos procedimentos e  processos de dois registos.

Salientando que o processo de desembolso da primeira parte de apoio social financeiro direto às famílias em situação de vulnerabilidade, iniciado 28 de dezembro 2023, prosseguindo com dinamismo, em várias regiões do Reino, envolvendo cerca de um milhão de famílias (3,5 milhões marroquinos), detendo condição para o registo Social unificado.

Tal programa de apoio social direto surge no meio das  Instruções Reais, que visam o estabelecimento de um regime, capaz de proporcionar  proteção social às amplas categorias dos cidadãos.

Tal implementação depende de um preenchimento de um orçamento anual de 25 mil milhões de dirhams em 2024 e 29 mil milhões para 2026, capazes de contribuir, em particular, para o “rendimento e manter a dignidade sobretudo dos idosos”, envolvendo “todas as famílias”, além do “apoio vitalício as pessoas em situação de deficiência”.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas



Print Back
  
Article Detail
© CORCAS 2024- Todos os direitos reservados