Página inicial  Mapa do site Contactos 
  Agenda   Revista de imprensa   Números-chave   FAQs
Pesquisa
 عربية    Español    Français    English    Deutsch    Русский    Português   Italiano  
quinta-feira, 9 de Maio de 2024

 
APRESENTAÇÃO
INFRA-ESTRUTURA
ECONOMIA
SERVIÇOS
A República do Benim apoia a iniciativa de autonomia, a única solução realista e credível para o Saara marroquino
13-12-2023


O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, e  seu homólogo beninense, Olusegun Adjadi Bakare sublinharam durante discussões telefônicas, ontem, terça-feira, sobre a importância das relações entre os dois países, sob a liderança da Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Sua Excelência o Presidente Patrice Talon.


Os dois ministros reiteraram a importância da solidariedade efectiva e parceria mutuamente benéfica, baseada nas relações bilaterais. Neste contexto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Benim sublinhou o apoio do seu país à integridade territorial do Reino de Marrocos e à iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos em 2007, a ONU, sendo a única solução realista e credível para resolver a disputa regional sobre o Saara marroquino.

A este respeito, Oluyeshgun Adjadi Bakare informou ao Sr. Bourita, que no âmbito do mapa diplomático e consular, o Benim pretende ter uma presença consular na cidade de Laayoune, uma das importantes cidade do Saara marroquino.

Também o Sr. Bourita tomou conhecimento da  intenção do diplomata visitar a cidade de Dakhla, e conhecer ainda o nível da prosperidade económica e social desta região, e concluir parcerias no local.

Os dois ministros pretendem realizar na próxima reunião do Comité Misto de Cooperação Marroquino-Benin em Cotonou, prevista para o início de 2024.

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro sublinha que os dois ministros, neste contexto, revelaram a  satisfação e a boa preparação para a sétima reunião desta comissão, caracterizada, nomeadamente, com acordos e memorandos de entendimento em muitas áreas de cooperação, reflectindo o desejo dos dois países manter um novo dinamismo e promover suas excelentes relações.

Por sua vez, Bourita informou o seu homólogo beninense, a importância da dimensão humana, tanto na decisão de aumentar o número de bolsas atribuídas no contexto da formação de jovens no Marrocos, bem como  no âmbito da facilitação da liberdade de circulação de pessoas entre os dois países, anulando os vistos aos cidadãos beninenses, titulares de passaportes regulares.

Enquanto isso, os cidadãos beninenses vão beneficiar, a partir de 1 de janeiro de 2024, da facilidade de visto eletrônico, mantida desde 2023, com os países irmãos e amigos do Reino.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas



Print Back
  
Article Detail
© CORCAS 2024- Todos os direitos reservados