Por ocasião da comemoração do vigésimo quarto aniversário do Dia do Trono, foi lançado na região de Smara um conjunto de projetos de desenvolvimento socioeconômico.
Os projetos de desenvolvimento na região de Laayoune foram inaugurados e lançados, envolvendo uma série de projetos estratégicos, na margem desta ocasião da comemoração do vigésimo quarto aniversário da ascensão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI ao trono de seus abençoados ancestrais.
A República Dominicana reiterou o "reconhecimento definitivo a marroquinaidade do Saara", e a favor da abertura de um consulado na cidade de Dakhla.
O Rei de Marrocos dirigiu um Discurso pelo Dia do Trono 2023, sábado, 29 de julho 2023, no qual apontou os valores marroquinos imutáveis, vitórias do Marrocos, seriedade, trabalho e confiança.
O governo guatemalteco saudou a "decisão histórica", anunciada pelo Estado de Israel a favor da soberania de Marrocos sobre o Saara, reiterando o apoio aos esforços do Marrocos para uma solução "justa e duradoura".