O vice-secretário de Estado adjunto dos EUA responsável pelo Norte de África, Joshua Harris, sublinhou, ontem, quinta-feira, o apoio dos Estados Unidos ao plano de autonomia, considerado “sério, realista e credível”, capaz de acabar com o diferendo em torno do Saara marroquino.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita sublinhou no Cairo que a actual situação árabe, com muitas dificuldades e fragilidades à luz da propagação de focos de tensão e crises, num contexto internacional de competitividade acirrada, onde não se pode ignorar a visão comum da forte vontade política e compromisso real, em prol do respeito dos princípios da boa vizinhança, da soberania nacional e integridade territorial dos países.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Serra Leoa, Timothy Musa Kaba reiterou segunda-feira passada, em Rabat o firme apoio de seu país à integridade territorial de Marrocos e ao plano de autonomia, como proposta realista para resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino.
O ministro espanhol de Relações Exteriores, da União Europeia e Cooperação, José Manuel Albarez saudou o “sucesso do roteiro”, acordado entre Espanha e Marrocos, o qual “vai continuar”.
O escritor e historiador paraguaio, Luis Aguero Wagner sublinhou anteontem, quarta-feira pela tarde, na capital argentina, Buenos Aires, que a hora chegou para a Argélia voltar ao caminho certo e acabar com um conflito, que ela criou com todas as peças, visando apenas opor-se à integridade territorial do Reino de Marrocos.