O vice-presidente da Assembleia Legislativa e Transição do Burkina Faso, Daouda Diallo reiterou, terça-feira passada em Rabat, o apoio do seu país em favor da integridade territorial de Marrocos, considerando que “o saara marroquino não é suscetível a negociação”.
A Argélia não faz nenhum esforço para melhorar a situação nos campos de Tindouf, como país anfitrião, nem atender às resoluções do Conselho de Segurança, violando assim os direitos humanos básicos dos residentes, detidos contra a sua vontade nestes campos, no sudeste de Argélia, Tindouf.
O Rei Mohammed VI dirigiu, segunda-feira pela noite, um discurso à Nação, por ocasião do 48º aniversário da gloriosa Marcha Verde.
Eis o texto integral do Discurso Real:
Nesta segunda-feira, 6 de novembro 2023, o povo marroquino comemora o quadragésimo oitavo aniversário coincidindo com a vitoriosa da Marcha Verde, uma epopeia histórica que traduziu a conquista da marcha verde em prol da consolidação da integridade territorial do Reino de Marrocos.
Os Estados Unidos, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, reafirmaram o seu apoio ao plano marroquino de autonomia, como abordagem “séria, credível e realista” para acabar definitivamente com a disputa regional sobre o Saara marroquino.