O Marrocos destacou a prioridade do papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a abordagem multidimensional, na margem da 15ª sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, realizada, ontem, sábado, em Tunísia.
Foi na terça e quarta-feira passada que uma delegação de jornalistas espanhóis, provenientes da região da Andaluzia realizou uma visita a região do saara marroquino, visando a tomar conhecimento dos projectos de desenvolvimento na região de Laayoune-Sakia El Hamra, e as capacidades socioeconômicas e produtivas destas regiões do sul do Reino.
O debate, realizado, quinta-feira passada, em Helsínquia, tem por objetivo estudo e esclarecimento sobre o plano marroquino de autonomia, “única solução”, capaz de levar a uma saída da disputa regional sobre o Saara marroquino.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Gambianos no Estrangeiro, Mamadou Tenggara reiterou, ontem, segunda-feira, em Rabat, o apoio firme da República da Gâmbia em favor do Saara marroquino.
Foi na sexta-feira passada que cinco novos signatários africanos sublinharam na margem do fórum “Apelo de Tânger”, as determinações declaradas no sentido de expulsar a república fictícia de polisario da União Africana.