Foi ontem, terça-feira, em Genebra, que duas organizações não governamentais denunciaram as graves violações dos direitos dos refugiados nos campos de Tindouf, sudoeste da Argélia, no meio do silêncio da comunidade internacional.
O Conselho da região de Laayoune-Sakia El Hamra aprovou por unanimidade, durante a sua sessão ordinária de Março, um projecto de acordo-quadro de parceria entre a região e o distrito de Mandera, na República do Quénia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do Conselho de Cooperação do Golfo reiteraram, domingo passado, em Riade, Arabia Saudita, as posições firmes e decisões do Conselho, em termos da marrocanização do Saara, da preservação da segurança e estabilidade do Reino de Marrocos e da sua plena soberania; cuja iniciativa de autonomia constitui a única solução do diferendo regional no quadro da soberania e unidade nacional de Marrocos.
O horizonte geopolítico da questão do Saara marroquino constitui o foco da discussão na margem do primeiro simpósio político da Aliança em prol da Autonomia para o Saara, organizado, ontem, quinta-feira, em Dakhla, na presença de proeminentes personalidades, nacionais e internacionais.
A delegação de diplomatas africanos que realizaram uma visita à cidade de Dakhla, ontem, quarta-feira, visando a descobrir o potencial da região de Dakhla-Oued Eddahab, e tomar nota do desenvolvimento em todos os níveis.