Enviou a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, uma mensagem a Sua Excelência o Sr. Benjamin Netanyahu, Primeiro Ministro do Estado de Israel, sublinhando a "importante" decisão do Estado de Israel ao reconhecer a soberania do Reino de Marrocos sobre o seu Saara, e a abertura de um consulado na cidade de Dakhla, como ação "sábia e perspicaz".
A seguir, o comunicado do gabinete real:
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI - que Deus o assiste recebeu uma mensagem do Primeiro Ministro do Estado de Israel, Sua Excelência o Sr. Benjamin Netanyahu.
Os participantes no Simpósio Acadêmico Internacional sobre o plano de Autonomia destacaram, sexta-feira passada, que a proposta de autonomia para o Saara, apresentada pelo Marrocos para a secretaria da ONU, 2007, visando a dirimir esta disputa regional, um dos modelos mais avançados do mundo.
O grupo de Relações Internacionais e Desenvolvimento Sustentável, representado no instituto sérbio, aborda a ameaça à segurança e estabilidade em relação ao grupo, separatista, Polisario, suportado pelo regime argelino, a título do perigo desestabilizador da região do Saara e Sahel.
O experto e analista político português, Raul Braga Perish sublinhou, terça-feira passada, que a iniciativa marroquina para a autonomia apresentada pelo Marrocos à secretaria das Nações Unidas, 2007, detém um apoio cada vez mais crescente e favorável no seio internacional e europeu.