A República de Madagáscar saúda os esforços sérios e credíveis do Reino de Marrocos, engajados no sentido de acabar com o diferendo, ligado à disputa sobre o Saara marroquino.
No contexto de seu uso para responder duas vezes, sobre as falsas intervenções de manobras e mentiras por parte do Embaixador da Argélia nas Nações Unidas, Ammar Benjamea, na margem dos trabalhos do Comité 24, o Embaixador e Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilale denunciou junto às Nações Unidas, à Organização Internacional e ao povo argelino a intenção premeditada do regime argelino contro Marrocos e seus interesses superiores.
O Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Embaixador Omar Hilal sublinhou, terça-feira passada em Nova Iorque na sede da ONU, que a Argélia, principal parte da disputa regional em torno do Saara marroquino, deve reconhecer o fracasso do seu projecto separatista, alimentado no Saara marroquino.
A Eslovénia saudou o plano de autonomia marroquino como “ base solida“ , capaz de alcançar uma solução definitiva, acordada”, face à disputa regional em torno do Saara marroquino, sob a supervisão do Secretário-Geral da ONU e seu enviado pessoal.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Francofonia e dos Cidadãos Centro-Africanos no Estrangeiro, Sylvie Baibou Timon reiterou, ontem, segunda-feira, em Rabat, a posição firme e clara da República Centro-Africana, em termos de apoio e respeito à integridade territorial do Reino de Marrocos.