A Costa do Marfim reiterou, em Nova Iorque, esta semana o seu total apoio à iniciativa de autonomia marroquina, apresentada em 2007, para ONU, para resolver definitivamente a disputa regional em torno do Saara marroquino.
O Marrocos reiterou, sexta-feira, em Adis Abeba, perante o Conselho de Paz e Segurança da União Africana a importância do censo dos refugiados, como mecanismo básico para garantir a sua proteção e impedir as tentativas de politizar e manipular este grupo que vive em condições frágeis e desumanas.
O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilal sublinhou ontem, terça-feira, em Nova Iorque, que a iniciativa de autonomia continua sendo “a única solução” da disputa artificial regional sobre o Saara marroquino, no quadro da integridade territorial do Reino de Marrocos e respeito a sua soberania nacional.
Conforme o Enviado da Agência de imprensa, Mohamed Benmesaoud, foi dada a abertura da 13ª sessão do Campeonato Kite Surf 2023, Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan, última sexta-feira, na praia de Foum El Bouir, cidade de Dakhla, tal atividade foi organizada sob o alto patrocínio de Seu Majestade o Rei Mohammed VI.
O Presidente do Conselho Consultivo Real para os Assuntos saarianos mantém-se, pela tarde desta segunda-feira, na sede do Conselho do Corcas, Rabat, com a Sra, Presidente da Assembleia Nacional da República da Tanzânia, Tulia Axon, que efetua uma visita de trabalho ao Reino de Marrocos, frente a uma importante delegação parlamentar.