O sr Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, sublinhou quinta-feira passada, em Praga, na sequência da posição da República Checa, dos 14 países membros da União Europeia, apoiando e suportando o plano de autonomia, os esforços da Sua Majestade o Rei. Muhammad VI em prol do desenvolvimento das províncias do sul do reino de Marrocos.
A República Checa, “o plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos em 2007 para ONU, é considerado um esforço sério e credível, e uma boa base, capaz de levar a uma solução consensual entre as partes”.
A Federação Marroquina de Corridas de Camelos vai organizar, de 28 a 30 de Outubro corrente, na comuna de Sidi Ahmed Laroussi, em Smara, as actividades da terceira edição do Festival Saguia El Hamra Internacional de Corridas de Camelos, coincidindo com o quadragésimo oitavo aniversário do Dia da Marcha Verde.
A República Democrática do Congo reiterou, semana passada em Nova Iorque, o seu apoio ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos, 2007 à ONU, para a resolver definitivamente a disputa regional em torno do Saara marroquino.
O Gabão, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, reiterou, semana passada, o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, que permite horizontes “confiáveis e tranquilizadores”, no sentido de acabar definitivamente com a disputa regional em torno do Saara marroquino.