Foi na segunda-feira passada, em Rabat, que a Ministra dos Negócios Estrangeiros da República do Malawi, Nancy Tembo reafirmou o apoio de seu país à integridade territorial do Reino de Marrocos.
O Departamento do Ministério do Exterior dos Estado Unidos, EUA, reiterou, ontem domingo, a posição “clara e consistente” dos Estados Unidos em relação à questão do Saara marroquino, a qual não mudou, considerada como proposta “séria, credível e realista".
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e da Cooperação do Reino de Espanha, José Manuel Albarez reiterou, quinta-feira passada em Rabat, a posição favorável do seu país na questão do Saara Marroquino.
A Bélgica reiterou a sua posição que considera o plano de autonomia apresentado pelo Reino em 2007 à comunidade internacional, como solução definitiva, base de “um esforço sério e credível, capaz de levar a uma solução aceitável entre as partes”, conforme o comunicado conjunto publicado, 20 de outubro de 2022.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, e seu homólogo beninense, Olusegun Adjadi Bakare sublinharam durante discussões telefônicas, ontem, terça-feira, sobre a importância das relações entre os dois países, sob a liderança da Sua Majestade o Rei Mohammed VI e Sua Excelência o Presidente Patrice Talon.