No seu relatório anual sobre o Saara Marroquino junto aos membros do Conselho de Segurança, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres tem destacado que o Chade tem aberto o seu Consulado Geral em Dakhla, 14 de Agosto passado, totalizando 29 nas províncias do sul, representando cerca de 42 por cento dos países africanos.
Foi no relatório anual do Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, que o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres tem mencionado, com base no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino, 25 de Julho 2024, no qual anunciou a “forte denúncia”, na sequência da decisão da França que apoia a soberania de Marrocos sobre o seu Saara, considerando tal decisão como algo “inesperado, insucedido e inútil”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação africana e Marroquinos residentes no estrangeiro, sr Nasser Bourita, tem dito segunda-feira passada, em Rabat – que o Marrocos. como tem sido confirmado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que o Marrocos não está negociando o seu Saara, sua soberania e unidade nacional, mas sim está a negociar a respeito de uma disputa territorial com um país vizinho.
Foi na terça-feira passada que a República do Equador decidiu suspender o reconhecimento da fictícia “República Saaraui”, a qual tinha reconhecido em 1983, ao mesmo tempo havia aberto uma chamada “embaixada” em 2009.
A Antígua e Barbuda reiterou, segunda-feira passada em Rabat, o seu apoio à integridade territorial do reino de Marrocos, sobretudo a região do Saara, e ao plano marroquino de autonomia, a título de única solução face a este conflito regional.