A criação de uma entidade artificial no Sara "abriria a via a outras tentativas separatistas na regiào", tem alertado o escritor-jornalista argelino, Anwar Malek. "A verdadeira solução ao problema do Sara, como para qualquer outros problemas do povo magrebino reside na unidade e não na discordia", sublinhou, assinalando ainda a esse respeito em relaçào " a taimosidade e as manobras do poder argelino face ao Marrocos".
Rabat, 27/03/08- o regulamento do dossiê do Sara passa por um diálogo directo entre o Marrocos e a Argélia, como receptor essencial a este conflito, afirmou o ministro do Interior, o Sr. Chakib Benmoussa, sublinhando que "é impossível chegar um regulamento sem uma implicação total deste país no processo de paz".
Rabat, 26/03/08- o presidente do Conselho Real Consultivo para os assuntos Sarianos (CORCAS), o Sr. Khalihenna Ould Errachid, recebeu, quarta-feira em Rabat, o presidente do Partido da União e a Mudança Mauritanio (PMUC), o Sr. Saleh Ould Mohamed Ould Hanana.
O Ministro encarregado dos Negócios estrangeiros a Rabat, M. Taieb Fassi Fihri, afirmou que o marrocos continua sendo unido pelo processo de negociações sobre o Sara e está pronto para comprometer-se em negociações de modo profunda sobre a autonomia precisando neste sentido que "nada que a autonomia".
20/03/08- Os Estados Unidos chamaram pelo dia seguinte do quarto dia da roda de negociações a Manhasset para dar continuação as discussões de maneira real e substancial visando encontar uma solução política mutuamente aceitável à questào do Sara.