O Marrocos exortou, Sexta-feira a O.N.U, a comunidade internacional a preservar e consolidar a dinâmica de negociações a favor do Sara através da iniciativa de autonomia, reiterando a sua vontade sincera de chegar a uma solução definitiva deste diferendo regional e acelerar a construção do Magrebe.
A Quarta Comissão ligada às obras da Organização das Nações Unidas, em Nova York na sexta-feira, continuou com as intervenções junto aos participantes internacionais sobre a questão do conflito do Sara, isso é marcado por um debate público e o apoio de um número significativo de países Africanos em defesa da iniciativa marroquina que visa resolver o diferendo que envolve as partes, tendo em vista as negociações intensas para chegar uma soluçào do impasse e a estagnação prolongada.
Os trabalhos da quarta comissão da O.N.U foram marcados por um número importante de intervenientes. Dois temas especiais forma o destaque das alocuções dos requerentes que exprimiram sobre o processo do Sara: por um lado a condenação da situação deplorável e as infracções aos direitos humanos que reinam nos campos do Polisario a Tindouf, por outro lado a constatação feita pela maior parte deles…
Sr. GR Mami Boussif, membro do Conselho Real consultivo para os negócios sarianos (CORCAS) e Presidente da região de Oued Eddahab-Lagouira, pôs em guarda, quarta-feira em Nova Iorque, contra a persistência da tensão em redor do problema artificial do Sara. Esse problema poderia transformar a região do Magrebe em base para o terrorismo.
O ex-representante especial do Secretário geral da O.N.U para o Sara, o Sr. Erik Jensen, sublinhou, quarta-feira quando da quarta reunião da comissão das Nações Unidas, que a autonomia é a única solução ao problema do Sara, acrescentando ainda que " o Polisario deveria renunciar a algumas de seus aspirations".