A questão do Sara conheceu em 2008 um importante momento decisivo a nível da O.N.U; confortando e saudando a dinâmica de regulamento engrenada gracias a iniciativa marroquina de autonomia como via séria e prometedora para pôr termo a este diferendo regional.
A Federação Internacional para Autonomia o Sara (FIAS) exprimiu a sua admiração quanto ao carácter " parcial e subjectivo" do último relatório da ONG " Human Rights Watch" (HRW) sobre os direitos do Homem nas províncias do Sul do Reino e inclusive nos campos de Tindouf, o sudoeste argelino
Os trabalhos da segunda sessão comum do Conselho real consultivo para os negócios sarianos (CORCAS) nos termos do ano 2008, abriram-se na quinta-feira em Rabat.
Associação dos tribos saranianos marroquinas na Europa (ATSME) chamou pela abertura dos campos de Lahmada às ONG e para todos os órgãos das Nações Unidas, afirmando que é tempo para que " Argélia assuma as suas responsabilidades tanto como os países hospedes".
O secretário de Estado assessor americano para o Oriente Médio demissionário, David Welch, reafirmou que a iniciativa de autonomia nas províncias do sudeste é a solução " a mais provàvel" para o regulamento do dossiê do Sara.