Um cidadão marroquino de origem saraninao reganhou, terça-feira, a pátria mãe apos ter escapado e fujindo dos campos de Tindouf, respondendo à chamada Real " A pátria e clemente e miséricordiosa".
A operação de troca de visitas familiares pilotada pelo Elevado comissariado para os refugiados (HCR) entre os campos de Tindouf, ao Sul de Argélia, e as províncias do Sul do Reino, troca que foi prosseguida quarta-feira graças a organização pela terceira viagem no ambito do ano 2009, de, e para a província de Laâyoune.
A Hungria considera que a iniciativa do Marrocos atribuindo uma larga autonomia ao Sara é " muito constructiva" atestando a sincera vontade do pais que procura chegar a uma solução definitiva do conflito. Afirmou o ministro húngaro dos negócios estrangeiros, Kinga Goncz.
A proposta marroquina de autonomia é " um grande passo que deve ser encorajado" , sublinhou Said Hadef, um intelectual argelino, acrescentando que as negociações de Manhasset eram muito importantes para ir para uma solução definitiva deste conflito.
O presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos (CORCAS), o Sr. Khalihenna Ould Errachid, foi mantido quinta-feira em Rabat, com os membros do grupo parlamentar de amizade maroco-tailandês, tratando inclusivamente da iniciativa marroquina de autonomia proposta para o Sara.