O embaixador, representante permanente da Missão do Reino do Marrocos junto ao Serviço das Nações Unidas em Genebra, o Sr. Mohamed Loulichki, reiterou, segunda-feira em Genebra, o apelo do Marrocos junto às autoridades argelinas para " renunciar a sua política de obstrução e permitir ao HCR de ter um acesso directo às populações sequestradas nos campos de Tindouf a fim de contar o seu número e conhecer as suas necessidades reais, nomeadamente com a despregadura do novo sistema do registo “global standard progress”, cujo a eficácia foi provada em outras situações".
A Guiné reafirmou o seu apoio sem reserva ao Marrocos em defesa da preservação da sua integridade territorial, bem como do seu apoio total à proposta de autonomia para o Sara.
Uma delegação marroquina composta do Sr. Taieb Fassi Fihri, ministro dos Negócios estrangeiros e da Cooperação, e Mohamed Yassine Mansouri, Director Geral dos Estudos e a Documentação, teve segunda-feira, na sede da O.N.U em Nova Iorque, as entrevistas com o Secretário geral das Nações Unidas, o Sr. Ban Ki-moon, tratando sobre as perspectivas do processo de negociações sobre o dossiê do Sara.
Condoleza Rice, a Secretária de Estado americana empenhou a favor da adopção de uma " forma de autonomia para regular o processo do Sahara" , reafirmando a necessidade de encontrar uma solução a este assunto.
A Associação saraiana de defesa dos direitos do Homem (ASADEDH) informou o juiz espanhol Baltasar Garzon, ao exortar que pretende lançar um mandato de acórdão contra o actual representante do Polisario na Argélia, acusado do" genocídio e tortura" contra as populações saranianas e que ele deve tornar-se no início de utubro a Espanha.