O Reino do Marrocos acolhe com satisfação a nomeação pelo Secretário geral das Nações Unidas, o Sr. Christopher Ross, como o seu Enviado pessoal para o Sara marroquino.
Uma mulher proveniente de campos de Tindouf (sudoeste da Argélia) decidiu permanecer a Dhakla dentro de uma visita juntamente com seus dois filhos,no âmbito do primeiro voo conforme o acordo do intercâmbio de visitas familiares, pelo o ano de 2009, com vista a por fim ao sofrimento que os detidos nestes campos suportam, depois que ela escolheu por sua propria vontade não voltar.
Sr. Christopher Ross, diplomata americano com um percurso excepcional, nomeado pelo Sr. Ban Ki-moon, secretário Geral da ONU, como o seu enviado pessoal para o Sara, " trabalhará com as partes e os países vizinhos com base na resolução mais recente do Conselho de segurança 1813".
A iniciativa marroquina de autonomia para a região do Sara é " uma proposta util" , afirmou quarta-feira em Rabat o embaixador da Alemanha junto ao Marrocos, o Sr. Ulf-Dieter Klemm.
O Presidente do Conselho Real Consultivo dos Negócios Sarianos, o Sr. Khalihenna Ouled Errachid recebeu, terça-feira, dia 06 de janeiro 2009 o Dr. Kimmo Kiljunen, membro do Parlamento finlandês o enviado especial da Organização para a segurança e a cooperação na Europa (OSCE).