O presidente da Comunidade autónomo do Rioja (Norte de Espanha), o Sr. Pedro Sanz, afirmou quarta-feira em Rabat que a autonomia não significa dividir um país, mas descentralizar e aproximar o poder dos cidadãos para que seja efectivo e eficaz para o desenvolvimento da qualidade da vida dos cidadãos.
A questào do Sara conhece um " processo dinâmico " graças à apresentação pelo Marrocos de uma iniciativa de autonomia, sublinhou o secretário de Estado português dos Negócios estrangeiros e da Cooperação, Joao Borrachas Cravinho.
A União Europeia sauda os esforços credíveis e sérios do Marrocos que visam ir em frente em busca de um regulamento político para o dossiê do Sara ocidental.
O Marrocos exortou, Sexta-feira a O.N.U, a comunidade internacional a preservar e consolidar a dinâmica de negociações a favor do Sara através da iniciativa de autonomia, reiterando a sua vontade sincera de chegar a uma solução definitiva deste diferendo regional e acelerar a construção do Magrebe.
A Quarta Comissão ligada às obras da Organização das Nações Unidas, em Nova York na sexta-feira, continuou com as intervenções junto aos participantes internacionais sobre a questão do conflito do Sara, isso é marcado por um debate público e o apoio de um número significativo de países Africanos em defesa da iniciativa marroquina que visa resolver o diferendo que envolve as partes, tendo em vista as negociações intensas para chegar uma soluçào do impasse e a estagnação prolongada.