O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Espanha, Miguel Angel Moratinos, sublinhou, terça-feira pela noite em Madrid, o empenho das partes envolvidas para encontrar uma solução negociada a favor do Saara, no contexto das Nações Unidas, constituíndo um caminho a ser o foco dos esforços da comunidade internacional.
O Presidente do Conselho Real Consultivo para Assuntos saarianos, Sr. Ouald Errachid Khalihenna,manteve em Rabat, segunda-feira, conversações com o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para sara o Sr. Christopher Ross.
O sacerdote americano, Richard Sezek, frisou na sexta-feira à noite, que a iniciativa marroquina que visa conceder uma autonomia alargada para as províncias do sul constitui uma "solução ideal", a ser a base de uma resolução definitiva face ao dossiê do Sara.
O ministro polonês dos Negócios estrangeiros, o Sr. Radoslaw Sikorski, sublinhou, quinta-feira em Rabat, que a proposta marroquina de autonomia para as províncias do Sudeste é " útil" e ela possiblitará a resolução da questão do Sara.
Dois conselheiros das embaixadas da Bélgica e da Suécia tinham tratado em Rabat, quarta-feira, na marem de uma série de encontros com os responsáveis locais e actores da sociedade civil à Laâyoune, sobre a situação dos direitos do homem em Marrocos e mais particularmente nas províncias do Sul.