O senhor Ahmada Harzni, Presidente do Conselho Consultivo para os Direitos Humanos, sublinhou, quinta-feira, em Londres, que o plano de auto-governo proposto sob soberania marroquina, oferece a melhor opção como nova forma do dinamismo para a integração da região do Magrebe.
A Associação Internacional para Estudos Estratégicos (ESA) sublinhou que a taxa de participação dos territórios sarauís na eleição comunal do dia 12 junho 2009, traduze de forma clára a participação expressiva deste povo nestas regiões, quanta a taxa registrada comparada a nível nacional, demonstrando assim sua "forte apegação " e ligação com o reino do Marrocos.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Taieb Fassi Fihri, tem sublinhado que Marrocos está disposta a ameliorar as relações com a Argélia, com vista a conseguir progresso capaz de contribuir para encontrar uma solução para a questão do Sara, no âmbito das Nações Unidas, e com a ajuda de todos.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Gambia o Sr. Omar Touré que está em Rabat, segunda-feira, tendo renovado o apoio do seu país a favor da questão do sara marroquino.
O experto internacional americano, J.Peter Pham chamou para " ir em frente" em prol do regulamento da questão do Sara, com base numa abordagem realista, tratando a esse respeito da proposta de autonomia marroquina como " a única” solução realista.