O deputado francês e presidente da câmara municipal da cidade de Woippy, o Sr. François Grosdidier, destacou, segunda-feira à Dakhla, a pertinência da iniciativa de autonomia proposta pelo Marrocos para resolver definitivamente o processo do Sara, qualificando-a de uma opção " inteligente e generosa que permite a todas as partes uma saída honorável".
A secretária da política internacional do Partido socialista espanhol dos operários (PSOE) e a deputada, a Sra. Elena Valenciano, indicaram que o projecto marroquino de autonomia para as províncias do Sul " deve ser tomada em consideração e abordado durante as négociations" sobre o sara.
O Reino Unido chamou, quarta-feira, as partes a se envolver e se comprometer no processo de negociação sobre a questão do Sara, num âmbito das Nações Unidas, com um espírito de realismo e de compromisso objectivando chegar a uma solução política mutuamente aceitável.
O Secretário Geral da O.N.U, Ban Ki-moon, recebeu, quinta-feira na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, o seu Enviado pessoal para o Sara, Christopher Ross.
O ministro espanhol dos Negócios estrangeiros, Miguel Angel Moratinos, afirmou, terça-feira, que o Marrocos colocou " a sua posta sobre a mesa" (para as negociações); trata de um plano de autonomia que envolve as partes de modo a negociar para chegar a uma solução duradoura, mutuamente aceitável, e garantindo os direitos a todas as partes.