O sr. Sidati El Ghallaoui, ex-representante da frente do Polisário em Itália denunciou na terça-feira a ingerência flagrante da Argélia no assunto do Saara marroquino, bem como a sua persistência em agir no sentido da direção da escalada, no momento em que as Nações Unidas procuram encontrar uma solução para esta questão
O Eurodeputado, Alain Hutchinson, vice-presidente da Delegação junto ás relações com os países do Magrebe, no Parlamento Europeu (PE), denunciou na segunda-feira os fazamentos de informações organizados por alguns meios de comunicação sociais sobre um projecto de relatório ligado á visita ao Marrocos de uma delegação, tais informações que não serão debatidas que terça-feira.
Um cidadão marroquino de origem saraniano decidiu recentemente, apos a operação de troca de visitas de familiares, de permanecer na Pátria e não voltar mais para os campos de Tindouf, situados no sul da Argélia.
Os participantes numa conferência realizada quinta-feira à tarde, no Palacio das Naçoes, em Genebra por ONG's internacionais, denunciaram os desaparecimentos forçados nos campos de Tindouf. Eles frisaram que o projecto de autonomia proposto pelo Marrocos é a única solução para pôr fim ao sofrimento das famílias bloqueadas nestes campos.
O ministro paraguaio das Relações Exteriores, Alejandro Hamed Franco, reafirmou na segunda-feira em Rabat, após o encerramento da primeira sessão da comissão mista bilateral que seu país "continua a ter a sua tradicional posição em respeito a questão do Sara como uma posiçào "permanente e absolutamente inalterada".