O plano de autonomia para as províncias do Sul proposto pelo Marrocos é uma " iniciativa séria" que visa chegar a uma solução definitiva contra o conflito do Sara, afirmou o responsável do departamento responsável pelo Oriente Médio e África do Nortem, do Ministério finlandês dos Negócios estrangeiros, a Sra. Helena Tuuri.
A ministra dos Negócios estrangeiros da Hungria, a Sra. Kinga Goncz, reiterou o apoio do seu país a Iniciativa marroquina de autonomia para as províncias do Sul do Reino, isso foi na margem de uma entrevista, segunda-feira em Budapeste, com o presidente da Câmara dos Representantes, o Sr. Mustapha El Mansouri.
O presidente do Conselho Real Consultivo para Assuntos Sariana anunciou que, em conformidade com os artigos 8 º e 9 º do Dahir Real sob número 1.06.81 publicado em 25 de Março de 2006, que institui o Conselho Real Consultivo para Assuntos saariana, sendo que a primeira sessão ordinária do Conselho para 2009 será realizada em 2 e 3 de Abril de 2009 em Rabat,
O Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, disse que a proposta marroquina de autonomia do Sara "merece ser discutida a sério" considerando que a possibilidade de um referendo "não funcionou até aqui."
O Presidente da Câmara dos Representantes, Mustapha Mansouri, denunciou na quarta-feira em Rabat, a parcialidade do relatório do Parlamento Europeu sobre uma visita de uma delegação de deputados do Parlamento Europeu efetuada ao Marrocos e o vazamento do conteúdo do texto em direção de algumas mídias espanholas.