Uma delegação americana composta de parlamentares, de embaixadores, dos antigos funcionários e advogados, reuniu-se, na quarta-feira em Laâyoune, com representantes da associação ligados ás pessoas desaparecidas "por parte da frente do Polisário, e da Liga dos defensores dos direitos humanos no Sahara.
O Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso dos Deputados espanhois, Sr. Josep Antoni Durani Lleida tem reiterado o seu apoio à proposta de Marrocos que visa conceder uma autonomia para as províncias do sul do reino, a qual é considerada como uma solução adequada para resolver o conflito do Saara.
O México deseja contribuir na busca de uma "solução negociada, justa, duradoura e sustentável" para a questão do Sara, sublinhou, quarta-feira, em Rabat, a Ministra dos Assuntos Estrangeiros mexicana, a senhora Patricia Espinosa.
O Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos saranianos, Khalihenna Ouald Errachid, condenou a atitude e o comportamento ofensiva da Aminatou Haider contra a integridade territorial do Reino do Marrocos, sendo que " suas atitudes foram suportadas graças a um -lobby anti-Marrocos-, utilizando uma propaganda nociva e separatista, como meio para afetar a nossa legítima defesa e sagrada causa nacional. "
A classe política marroquina exprimiu a sua desaprovação contra a conduta da chamada Aminatou Haidar, recusando a ceder a sua chantagem.