O Gabão, perante os membros do Comité 24 da ONU, reiterou o apoio à iniciativa marroquina de autonomia para o Saara, que goza de forte apoio internacional, com perspectivas “credíveis”, capaz de pôr um termo de maneira definitiva à disputa regional em torno do Saara marroquino.
A quinta sessão dos “Dias Internacionais da Macroeconomia e Finanças”, organizada sob o lema “Integração Económica em África: Caminho em prol do Futuro mais Próspero”, teve início, quarta-feira, no Palais des Congrès, em Dakhla.
O encerramento hoje na cidade do Laayoune, saara marroquino, das atividades do segundo evento Internacional do Chá, organizadas sob o lema o “Chá Marroquino: Identidade e Património”, o qual teve início dia 21 de maio do ano corrente.
O Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros da Suíça sublinhou que não existe nenhuma representação oficial da Frente Polisário no escritório das Nações Unidas em Genebra ou junto ao Conselho Federal (do governo suíço), uma verdadeira derrota e denúncia contra as manobras dos separatistas, da Polisario.
Foi na margem da conferência regional do Comité 24, realizada recentemente em Caracas, Venezuela, que o Senegal reiterou o seu “firme apoio” à iniciativa de autonomia marroquina, apontada como “a melhor solução, baseada no consenso” para pôr fim a disputa regional em torno do Saara marroquino.