O Jornal "The Australian" informou que o Marrocos é o país mais importante do Norte de África, e Austrália tem que melhorar suas relações políticas e econômicas com o Marrocos. Acrescentando que o Marrocos enfrenta um movimento separatista da Frente Polisario apoiado pela Argélia e envolvendo com o conhecido Al-Qaeda, lembrando que a que o Marrocos é considerado um dos principais países que combatem o terrorismo em plena e forte coordenação com a União Europeia e os Estados Unidos da América. A seguir o conteúdo do artigo publicado, recentemente, no jornal "The Australian":
O Ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Sr Fassi El- Fahri, declatou, quinta-feira, que o êxito das negociações sobre o Sara "permanecerá fraco ou até mesmo inexistente", diante da ausência, por outra parte, de uma vontade firme e disposição para chegar a um acordo real que visa alcançar uma solução política.
O Membro do Senado australiano, Marcos Bishub, tem dito, segunda-feira em Rabat, que a proposta marroquina, de autonomia que visa atribuir as províncias do sul uma ampla autonomia sob a soberania do Reino do Marrocos", merece ser objeto de discussão séria e responsável por parte de todas as partes envolvidas, tendo em vista encontrar uma justa e duradoura saída para o conflito do sara ".
O Sr. Taieb Fassi Fihri, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação declarou que a delegação marroquina apresentou durante a quarta rodada informal de negociações sobre o dossiê do sara, finalizada no sábado, em Manhasset, perto de Nova York, um conjunto de sugestões concretas e sérias que visam acelerar o processo de negociação tendo em vista uma solução do diferendo opondo as partes.
A Delegação marroquina chegou, quinta-feira, na residência Greentree, em Manhasset (subúrbio de Nova York) para participar na quarta sessão de negociações informal sobre o Sara, a qual foi organizada, sob os auspícios das Nações Unidas 16-18 do mês de Dezembro corrente.