Uns membros do Congresso americano, Lincoln Díaz-Balart e Jim Moran, do Partido Republicano, enviaram uma carta para a Ministra dos Assuntos exteriores, Hillary Clinton, chamando os Estados Unidos para trabalhar no sentido de garantir a libertação imediata do Sr. Mustafa Salma Ould Mouloud, responsável da segurança policial do Polisario detido na semana passada pela Frente do polisario, quando tentar retornar aos campos dos refugiados em Tindouf junto a sua esposa e seus filhos.
Publicou o site americano "The Daily Kohler" conhecido por sua exclusividade em levantar às questões de ordem política internacional e de conflitos no mundo, com sede em Washington, tratando de um artigo ligado a uma especialista em informações, Elizabeth Blaknie, a qual ela relatou sobre o caso do Sr. Mustafa Salma Ould Mouloud, um responsável da ex-segurança da Frente do Polisário e que está actualmente em detenção por causa do seu apoio a proposta do Marrocos que visa resolver a questão do Sara.
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, chamou outras partes para aproveitarem esta oportunidade histórica que constitui a proposta de autonomia apresentada pelo Marrocos ", encetando para as sérias negociações, sob os auspícios do Secretário-Geral e do seu enviado pessoal, pelos quais nos assegurarmos os nossos apoios e cooperação. "
O Presidente do Conselho Real consultivo para os Assuntos saraninaos, Khalihenna Ouald Errachid, num comunicado denunciou atitude do polisario diante da arrestação do Sr MOULOUD na sua volta para os Campos.
Eis a seguir o conteudo do comunicado em questão:
De Nova Iorque ( na sede das Nações Unidas); o Marrocos condenou veementemente, nesta quarta-feira, a detenção do Sr. Mustafa Salama Ould Sidi MOULOUDo em seu retorno aos campos de Tindouf para juntar-se a sua família.