O Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos, e a companhia aérea irlandesa Ryanair assinaram, quarta-feira passada, um acordo, tendo por objetivo desenvolver o turístico de Dakhla, abrindo novas companhias aéreas diretas, ligando a joia do sul de Marrocos aos mais importantes mercados europeus, promovedores de turismo.
O embaixador francês em Marrocos, Christophe Lecourtier, declarou, terça-feira passada em Laayoune que as províncias do sul do Reino de Marrocos constituem “um novo horizonte para as iniciativas e estratégias da França”.
O Presidente da Assembleia Nacional da República do Benin, Kabahono Louis Flafono, durante a reunião com o Presidente da Câmara dos Representantes, Rachid Talbi Alami, terça-feira passada em Rabat, tem reiterado o apoio de seu país à integridade territorial do Marrocos.
O sr Nasser Bourita, Ministro das Relações exteriores, da Cooperação africana e dos marroquinos residentes no exterior, sublinhou na margem da conferência ministerial Russo-africana, dizendo: “Não se pode haver paz e prosperidade a compartilhar na África, em benefício dos povos da região, sem o estrito respeito da soberania e integridade territorial dos Estados-membros.”
A Santa Lúcia reiterou, sexta-feira passada em Rabat, o seu “apoio à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o seu território, sobretudo a região do Saara”, considerando “o plano marroquino de autonomia como a única solução fiável, séria e realista”, capaz de levar a solução definitiva da disputa regional em torno do Saara marroquino.