O jornal mexicano "El Universal" sublinhou que a nova posição espanhola tem por objetivo o apoio da proposta marroquina de autonomia para o Saara marroquino, um passo prático para manter a estabilidade regional.
A SM o Rei Mohammed VI recebeu, nesta quinta-feira, o Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sanchez, no Palácio Real de Rabat.
Eis a seguir o texto integral do comunicado do gabinete Real objeo desta recepção:
Muitas personalidades espanholas proeminentes, políticos e diplomatas de alto escalão manifestraram o apoio da posição do governo espanhol em relação ao Saara marroquino, cujo mérito e importância do plano de autonomia caracterizado como "uma base mais séria, realista e credível", para resolver este conflito artificial definitivamente.
A União das Ilhjas Comores reiterou o seu apoio "contínuo e incondicional" ao Sara marroquino e ao plano de autonomia como a "única solução". em torno da disputa territorial sobre a questão do Saara, saudando a recente posição "justa e perspicaz" da Espanha sobre a questão do saara marroquino.