O impulso internacional em favor do Saara Marroquino e da Iniciativa de Autonomia, liderada por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, cujo consenso da comunidade internacional apoia uma solução definitiva da disputa regional, no âmbito da soberania nacional e respeito da integridade territorial do Reino.
A República da Libéria, como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e novo a partir de 2026, reiterou, sexta-feira passada, em Rabat, o seu apoio à integridade territorial e à soberania do Marrocos sobre todo o seu território, incluindo a região do Saara marroquino.
A República da Guatemala sublinhou, ontem quinta-feira, que a Iniciativa de Autonomia, apresentada pelo Marrocos 2007 ao Conselho da Segurança da ONU constitui, " uma única base séria, credível e realista, capaz de avançar no sentido de um acordo definitivo deste conflito artificial, e de respeito a integridade territorial e soberania nacional do Reino de Marrocos".
A Missão Permanente do Marrocos junto às Nações Unidas em Nova York organizou um simpósio internacional, terça-feira passada, cujo tema foi "Identidade Linguística e Cultural em Regiões Autônomas".
A delegação diplomática da Embaixada da Costa do Marfim em Rabat saudou, ontem , terça-feira em Laayoune, a dinâmica de desenvolvimento que conhece a região de Laayoune-Sakia El Hamra em muitas áreas.