O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e Cooperação, José Manuel Albarís sublinhou, segunda-feira passada, que a posição do governo espanhol de apoio à iniciativa de autonomia, apresentada por Marrocos para resolver a questão do Sahara constitui uma "decisão soberana".
O escritor e editor jordaniano, Mustafa Al-Qurna considerou que a hostilidade e ódio da Argélia em relação a Marrocos encontra a sua explicação na dinâmica positiva que conhece a proposta de autonomia marroquina, destinada à questão do Saara.
O apoio à iniciativa de autonomia que o Marrocos apresentou, em Abril 2007, para acabar com o diferendo regional em torno do Saara marroquino repercutiu positivamente durante a reunião do Conselho de Segurança, realizada a portas fechadas, quarta-feira passada.
O experto nos estudos estratégicos, Lahcen Haddad sublinhou que a nova posição espanhola sobre o Saara marroquino pode acabar de forma "esmagadora", contra a narrativa"dos conspiradores", a título de alguns meios de comunicação espanhóis e anti-marroquinos.