O Plano de autonomia apresentado pelo Marrocos como a única solução da disputa territorial em torno do Saara marroquino, tem sido apoiado durante a conferência regional do comité 24 das Nações Unidas para o Caribe, realizado entre 11 e 13 de maio em Castries, Santa Lúcia .
Papua Nova Guiné saudou, quinta-feira passada, o crescente apoio internacional que conhece o plano de autonomia do Marrocos, que visa encontrar uma solução para a disputa regional sobre o Saara marroquino.
No espaço de um dia, vários Ministros de Relações Exteriores de diferentes países confirmaram ou renovaram o apoio ao plano marroquino de autonomia, considerado como uma solução credível e séria, capaz de acabar com o conflito artificial em torno do Saara marroquino, com base numa diplomacia activa e eficaz.
Foi o chefe da delegação argelina na conferência do Comitê 24, realizada em Santa Lúcia, Nader Arbaoui, que perdeu seu controle e sentimentos, atacando a vice-presidente da região de Dakhla-Oued Eddahab, Sra. Ghala Bahia, durante as primeiras palavras de seu discurso, abordando a situação dos direitos humanos nos campos de Tindouf, na Argélia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita sublinhou, quarta-feira, em Marrakech, que as relações perniciosas entre terrorismo e separatismo formam "duas faces da mesma moeda".