O Ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi reiterou, sexta-feira passada, a posição do seu país não reconhecer o Saara ocidental como Estado, lamentando que o Marrocos não tenha participado na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD 8).
O ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, anunciou, quarta-feira passada, a realização nos próximos meses de uma reunião ministerial dos países que inauguraram seus consulados nas províncias do sul do Reino.
A República de Cabo Verde inaugurou, quarta-feira passada, o seu consulado-geral na cidade de Dakhla, confirmando assim o seu forte apoio à soberania do Reino sobre todo o seu território, incluindo o Saara marroquino.
As Ilhas Comores lamentaram a ausência do Marrocos, "um dos pilares da África", na oitava cimeira do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD), realizado, 28 e 29 de agosto, Sábado e domingo passado em Túnis.
A República do Burundi lamentou, domingo passado, a ausência de Marrocos na oitava cimeira do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD).