A delegação dos EUA e diferentes organizações de defesa dos direitos humanos na 51.ª sessão do Conselho dos Direitos do Homem em Genebra responsabilizam a Argélia da situação preocupante em relação aos direitos humanos, denunciando as graves violações dos direitos contra os detido nos campos de Tindouf, recusando qualquer responsabilidade legal e moral face aos crimes hediondos cometidos, segundo os instrumentos e conclusões dos relatórios dos órgãos do Alto Comissariado dos Direitos Humanos.
Um memorando de entendimento relativo ao gasoduto Nigéria-Marrocos foi assinado, ontem, quinta-feira, entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDIAO), a República Federal da Nigéria e o Reino de Marrocos.
O Embaixador, Representante Permanente do Marrocos em Genebra, Sr. Omar Zniber denunciou o preconceito e as manobras maliciosas da Argélia ao encontro da questão do Saara marroquino, por ocasião da 51ª sessão do Conselho de Direitos Humanos.
.Nairobi apresentou o seu total apoio ao plano de autonomia, que é considerado sério e credível, proposto pelo Reino de Marrocos, 2007, como a única solução que respeita a integridade territorial de Marrocos.
O comunicado apresentado pelo grupo composto de 40 países, em favor da integridade territorial de Marrocos em Genebra, durante a 51ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, terça-feira passada, reitera o apoio à soberania plena e abrangente do Reino sobre a sua região de sul, e os esforços sérios e objetivos, capazes de resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino.