O historiador e experto político espanhol Pedro Ignacio Altamirano sublinhou, terça-feira passada, em Settat, que a recente decisão espanhola sobre a iniciativa de autonomia constitui "um regresso à legitimidade e lógica do Acordo Tripartite de Madrid".
O professor de Ciência Política da Universidade de Barcelona, Juan Josep Balbi sublinhou que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos atribui poderes legislativos exclusivos à região do Saara, além de propor uma lista de campos de competências exclusivas tanto para a administração central e regional.
Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Real Conselho Consultivo para os Assuntos Saarianos mantêm-se, quarta-feira passada, na sede do Conselho em Rabat, com uma importante delegação do Parlamento Andino, chefiada pelo Presidente do Parlamento andino, Sr. Fidel Espinosa Sandoval.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita manteve conversações, ontem, terça-feira, em Rabat, com o enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para o Saara Marroquino, Staffan de Mistura.
O Conselho de Segurança da ONU divulgou, como documento oficial, a resposta composta de quatro componentes do Embaixador Omar Hilal, Representante Permanente do Reino de Marrocos junto das Nações Unidas em Nova Iorque, na qual desmantelou a falsa mensagem do Embaixador da Argélia nas Nações Unidas, Nader Arbaoui, 09 de junho de 2022.