O diretor da diretoria interina responsável pelo andamento da construção da rodovia Tiznit-Dakhla, Mbarek Fencha declarou que a construção da maior e mais longa ponte rodoviária no Marrocos, ao longo do Vale de Sakia El Hamra, e a nível de Laayoune, a qual está em andamento progressovo, numa taxa de avanço superior a 23%.
A delegação marroquina, perante o Conselho de Paz e Segurança da União African, ela denuncia veementemente a detenção, o recrutamento ilegal, a doutrinação de crianças nos campos de refugiados, as quais foram manipuladas e exploradas nos conflitos políticos, em flagrante violação com seus direitos fundamentais.
A República da Gâmbia reiterou o seu apoio à soberania de Marrocos sobre a região do Saara e à Iniciativa de Autonomia como a única solução, capaz de acabar com a disputa regional em torno do Saara Marroquino.
No âmbito do impulso internacional lançado sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, e em apoio à soberania de Marrocos sobre o seu Saara e plano de autonomia, a República Portuguesa sublinhou o seu "total apoio à Iniciativa de Autonomia, considerada como uma base mais construtiva, séria e credível para uma solução definitiva deste conflito regional".
A República da Macedônia do Norte sublinhou que " o Plano de Autonomia apresentado pelo Marrocos, 2007; ao Conselho de segurança da ONU constitui a única base, capaz de acabar definitivamente com o diferendo em torno do Saara marroquino ".