.Nairobi apresentou o seu total apoio ao plano de autonomia, que é considerado sério e credível, proposto pelo Reino de Marrocos, 2007, como a única solução que respeita a integridade territorial de Marrocos.
O comunicado apresentado pelo grupo composto de 40 países, em favor da integridade territorial de Marrocos em Genebra, durante a 51ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, terça-feira passada, reitera o apoio à soberania plena e abrangente do Reino sobre a sua região de sul, e os esforços sérios e objetivos, capazes de resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino.
O Conselho Real Consultivo dos Assuntos Saraanianos (Corcas), no âmbito de uma delegação oficial do Reino de Marrocos, participa nos trabalhos da 51o sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, tais atividades vão prosseguir até o dia 7 de outubro.
O Embaixador da República Dominicana em Marrocos, Amore Justo Duarte, afirmou, ontem, Quinta-feira, em Rabat, o apoio do seu país ao plano marroquino da autonomia para o Sahara.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita sublinhou que a posição de Marrocos sobre a recepção do Estado tunisino do líder da milícia separatista, um ato denunciado, grave e inaceitável, a qual não mudou.